QUEM SOMOS

Quem somos

O fortalecimento da cidadania é vital para o desenvolvimento de qualquer nação, por se traduzir em motor propulsor da justiça, da igualdade, das relações sociais e da qualidade de vida.

Com essa mentalidade, o Programa Brasileiro de Educação Cidadã - PROBEC surgiu no Estado do Rio Grande do Norte no ano de 2013, sendo que anteriormente, após mais de uma década realizando palestras e escrevendo sobre assuntos ligados à cidadania, com vistas a reverter o cenário pelo qual passa o País, o Juiz Jarbas Bezerra e a Advogada Lígia Limeira, idealizaram a criação do referido Programa, pautando-se nos princípios e condutas cidadãs necessárias ao desenvolvimento ético da coletividade.

O Programa Brasileiro de Educação Cidadã - Probec integra o Centro Brasileiro de Educação e Cidadania Ltda. - CEBEC e é representando por uma gama de projetos voltados para a formação de indivíduos e o aperfeiçoamento das relações sociais, a partir de estudos e iniciativas pautados pela ética, moral e civismo, indispensáveis ao fortalecimento da cidadania e, por via reflexa, à consolidação do processo democrático.

Na escola, organismo propagador de conhecimentos e agente formador e transformador dos indivíduos, tem o dever de pensar discutir e disseminar o processo de formação cidadã, valendo-se de meios e de mecanismos que, desprovidos de conotação ideológica ou religiosa, despertem a consciência coletiva, o respeito ao próximo e às diferenças, bem como as necessidades vitais à sobrevivência do homem e do planeta, calcadas em critérios de sustentabilidade.

É indiscutível que a família tem papel inegável na construção do caráter e do comportamento dos indivíduos e precisa ser necessariamente, estimulada e envolvida nesse processo de mudança. Nada obstante as dificuldades pelas quais vem passando o nosso País, faz-se premente a imediata deflagração do processo de Educação Cidadã.

Dessa forma, esse processo educativo faz-se necessário desde a mais tenra idade, nas escolas públicas e privadas, com o envolvimento dos pais dos educandos, estendendo-se desde o ensino infantil, fundamental, profissionalizante médio e superior, bem como junto a própria comunidade, medida imprescindível para transformar a realidade social do Município, de modo a conscientizar os indivíduos dos seus direitos e deveres, bem como do seu papel enquanto agente de cidadania.