Escola Cidadã

Sabe-se que a forma atual do ensino brasileiro nas escolas públicas e privadas, não conseguem alcançar os princípios da cidadania, por não existir uma disciplina própria voltada para isso, dessa forma, deve-se usar algumas disciplinas para tanto (História, Geografia. Estudos Sociais, Filosofia, Sociologia, dentre outras), bem como através de atividades interdisciplinares.

O Projeto Escola Cidadã alcança o ensino infantil, fundamental e médio, nas escolas públicas e privadas, inserindo-se aqui as escolas profissionalizantes e escolas militares.

É inegável que toda mudança inicial traz insegurança e receio, entretanto, é necessário coragem para construir o novo. A instituição de uma educação cidadã nas escolas atingirá os alunos, professores, funcionários e a família, contribuindo de forma eficaz para o exercício da cidadania ativa, bem como na transformação social por uma sociedade com menos conflito, mais justa e sustentável.

Vivemos em um cenário de mudanças velozes. A educação do século XXI exige clareza nas perspectivas de um vínculo entre o educar com cidadania. Não se deve limitar a ideia de Cidadania apenas a ter direitos, mas cidadãos de direitos e deveres. A educação voltada para a cidadania, deverá ter como objetivo, promover a igualdade e não estabelecer distinções sociais.

A própria Constituição Federal Brasileira consagra textualmente ao Estado e ao Cidadão a tarefa de educar (dever) e ser educado (direito) baseado no princípio de uma sociedade voltada para a cidadania. O papel de cada um na construção desta nova concepção de cidadania fundamental, está inserido na própria Declaração Universal dos Direitos Humanos.

 


Durante o regime ditatorial, que imperou no Estado brasileiro, as disciplinas de Educação Moral e Cívica - ЕМС, bem como, Organização Social Politica Brasileira - OSPB, foram utilizadas como instrumento de controle social, tendo por objetivo evitar o crescimento de movimentos estudantis, entretanto, vale dizer que o problema não estava em tais disciplinas, mas sim, em seu conteúdo pedagógico (manter o sistema ditatorial). Já com o estudo da educação cidadã, por nós apresentada, deverá ocorrer exatamente o contrário, ou seja, o exercício dessa pratica enaltecerá e engrandecerá o Estado democrático de direito.

Com a queda do regime militar e a consequente redemocratização brasileira, inexplicavelmente as instituições, entre elas, a própria escola, deixou em segundo plano a educação cidadã. O conhecimento sobre os valores da cidadania encontra-se latente no povo brasileiro, causando irreparáveis prejuízos no meio social.

O Projeto Escola Cidadã irá trabalhar com diversos temas voltados para a educação cidadã, dentre eles:

- Cuidando do planeta para um futuro melhor;
- Nosso planeta, nossa casa;
- Aprendendo a ser cidadão;
- Como exercer sua cidadania;
- Bullying (Preconceito e Cidadania);
- Escola e preconceito;
- Escola não é depósito de crianças;
- Língua estrangeira voltada à cidadania;
- Família e escola;
- Paz nas escolas com cidadania;
- Filhos e alunos sem limites;
- Pensando e fazendo educação de qualidade;
- Atuações lúdicas envolvendo práticas cidadãs;
- Inclusão e cidadania;
- Saúde nas escolas (física e mental) com o ensino prático da cidadania para professores e alunos;
- Escola segura - prevenção de acidentes e primeiros socorros;
- Educação financeira nas escolas com a prática da cidadania;
- Educação para o consumo responsável.

 

No projeto Escola Cidadã, serão desenvolvidas várias atividades, tais como utilização de material didático publicado pelo Programa Brasileiro de Educação Cidadã, utilização dos mascotes representativos da Família Cidadã (Edu e Cidinha) atendendo cada faixa etária escolar, utilização de recursos áudio-visuais, atividade no Setembro Cidadão, palestras, seminários, visitas institucionais, dentre outros.