Empreendedorismo Cidadão

Sendo o empreendedorismo uma parte integrante do sistema econômico, não há como dissociá-lo do campo da cidadania social. O sistema contemporâneo de mercado não poderá existir e se desenvolver sem ideias novas, haja vista a tecnologia encontrar-se dinâmica. A competitividade deverá atender aos padrões da ética e da livre iniciativa.

Assim sendo, o Projeto Empreendedorismo Cidadão desenvolvido pelo Programa Brasileiro de Educação Cidadã - PROBEC, poderá atuar monocraticamente ou em parceria com órgãos públicos ou privados, a fim de criar ideias inovadoras para tentar resolver problemas sociais, gerando renda aos seus criadores e com o menor impacto socioambiental.

Nessa linha de atuação, podemos sugerir várias ideias voltadas para esse tipo de empreendedorismo, entre elas:

- Designs comunitários: resgatar os valores de comunidades em situação de misérias (construção de áreas de lazer nas comunidades, trabalhos manuais, artesanatos);

- Desenvolvimento de atividades econômicas por parte de pessoas privadas de liberdade;

- O Criação de Sanitário Sustentável como fonte de energia;

- Recolhimento, nas residências e condomínios de materiais que poderão colocar em risco o meio ambiente: pilhas, lâmpadas, fios e lixo eletrônico;

- Hortas metropolitanas;

- Criação de assistência jurídica popular;

- Estimulo para a criação de babá popular (será integrante da própria comunidade e preparado para exercer essa função) e incentivo às aulas particulares (reforço escolar) a ser efetuada pelos mais preparados e com aptidão ao magistério.

Ressalte-se que esse tipo de empreendedorismo tem por fim criar meios de sobrevivência digna e gerar recursos que vão circular na própria comunidade.