Setembro Cidadão é homenageado no XXII Encontro Estadual do Proler

Com a execução do hino nacional pelos alunos do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento às Pessoas com Surdez, seguido por um lindo repente pelo artista Barretinho do Repente, e pela entrega da comenda ‘RN Mais Leitor', o Setembro Cidadão foi homenageado no XXII Encontro Estadual do Proler, que acontece durante toda esta quarta-feira (26), no auditório da Secretaria de Educação e Cultura do RN.


O programa Nacional de incentivo à leitura vem atuando com o objetivo de contribuir para a superação das dificuldades e, consequentemente, melhorar os índices de leitura da educação em todo o Estado, a partir do trabalho desenvolvido nas bibliotecas escolares com a temática "Educação e Leitura: o papel da biblioteca na formação para a cidadania".


Assim, integra-se ao Setembro Cidadão, por meio do qual se estabeleceu o compromisso da Secretaria de Estado, da Educação e da Cultura como agente promotor das ações de cidadania nas suas mais variadas dimensões tendo como referência os direitos humanos, os valores de igualdade, de democracia e de justiça social enquanto processo educativo.


"É preciso promover - cada vez mais - a educação na busca da cidadania a partir de contribuições que incidirão na formação de pessoas responsáveis, solidárias, para que conheçam e exerçam os seus direitos e deveres em diálogo e em respeito aos outros", disse o Juiz Jarbas Bezerra, um dos idealizadores do Setembro Cidadão, emocionado com todas as homenagens e ratificando a importância das bibliotecas nesse contexto.


"É com grande alegria que recebemos o Setembro Cidadão aqui neste evento que é a coroação de todo um trabalho sério. Lembrando que as ações não param por ai, já que o projeto marca presença, ainda, no RN Alfabetizado, um dos programas prioritários da SEEC, de maneira a promover a inclusão social, a cidadania e a redução do analfabetismo dos potiguares", finalizou a secretária de Educação, Cláudia Santa Rosa.


Participam do evento, professores, regentes de bibliotecas, mediadores de leitura, articuladores pedagógicos, gestores escolares, assessores e técnicos pedagógicos das DIRECS e UNDIME.

Compartilhe: